quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Os Filmes

Ao contrário de outros anos, 2008 não foi um ano que permitiu ir regularmente ao cinema. Durante um terço do ano não tive a mínima possibilidade de o fazer e numa fase posterior devido a dificulades "logísticas" estava igualmente "impedido", no entanto existem aqueles que partilhando do mesmo gosto pela cinematografia, ajudaram a ultrapassar esse pormenor e possibilitaram que se visse o que melhor se fez no universo da sétima arte. E no ano que agora termina fez-se muito e bom.
Não foi fácil chegar a um conjunto restrito dos melhores filmes de 2008. Entre os melhores do ano está um que sendo de 2007, só estreou entre nós em Fevereiro de 2008(falo pois de "Juno"). Existem os filmes que podiam ou não estar no grupo, mas por um ou outro factor não os consegui ver (o "Entre Les Murs" e o "Caos Calmo") e ainda os que não estrearam no nosso belo país ("The Wrestler" e o novo do Woody Allen "Vicky Cristina Barcelona"*).
Depois existe a dificuldade de seleccionar 5. Se são 5 podiam muito bem ser 6 ou 7 e assim estaria a ser mais razoável (poderia constar "Burn After Reading" ou o de hoje*). Mas seria sempre redutor e deixaria ainda assim muito bons filmes de fora.
Os cinco do ano:

Be Kind Rewind


The Dark Knight


Wall-E


Hunger


Before the Devil Knows You’re Dead

Sem comentários: